Reinvente sua Vida – O que são esquemas?

Quantas vezes, você já se sentiu preso em um relacionamento amoroso e não conseguia se libertar? É como se você estivesse em um espiral contínuo e infinito incapaz de sair.

Quantas vezes, você já se sentiu preso em um relacionamento amoroso e não conseguia se libertar? É como se você estivesse em um espiral contínuo e infinito incapaz de sair.

Você já viveu uma experiência nova, mas que parecia um “déjà vu” de uma experiência antiga? Sim, isso pode acontecer. Podemos viver um ciclo interminável de dor e sofrimento que se repete, e que parece impossível de acabar. Quero te explicar porque isso acontece e posteriormente, explicar como você pode tratar.

Essa sensação de repetição de experiências acontece, pois, a nossa mente constrói esquemas mentais.

Cada um de nós possui um temperamento próprio e cada um de nós foi criado em um ambiente específico, seus pais te criaram de determinada forma. Quando seu ambiente interno (ex. temperamento e características pessoais) se junta com seu ambiente externo (ex. a forma como seus pais te trataram na infância), forma-se um esquema mental.

Era esperado que você tivesse um ambiente seguro, de muita conexão emocional, que aprendesse a ter autonomia, e que fosse valorizado, amado, respeitado, que aprendesse limites e tivesse um ambiente propício para se expressar livremente. Mas, se você está aqui, é possível que suas necessidades psicológicas básicas não foram atendidas.

Pode ser que você não tenha recebido afeto suficiente da sua família, ou que seu ambiente na infância foi inseguro, seus pais não estavam lá para suprir suas necessidades emocionais, oferecendo empatia e respeito, e isso te obrigou a se proteger desde cedo, aprendeu a reagir ao mundo de forma disfuncional.

Talvez, você se sinta frequentemente abandonada ou abandonado, uma sensação que as pessoas vão sempre te abandonar, e, que você não tem ninguém para contar. E no final, as pessoas que se relaciona acabar te abandonando. Por que isso acontece?

Segundo a Terapia do Esquema, existe uma profecia autorrealizadora, que nos faz agir conforme nosso esquema. Se temos, por exemplo, o esquema de abandono, agimos sem perceber de modo a nos levarmos sermos abandonados. Se temos o esquema de fracasso, agimos como fracassados. Se temos o esquema de privação emocional, frequentemente, nos envolvemos com pessoas que não nos suprem emocionalmente.

Os esquemas são como scripts de como vamos agir, e isso nos traz muito sofrimento. É como se estivéssemos acostumados a viver com o sofrimento e por ser fácil, escolhemos “inconscientemente” ficarmos nessa zona de conforto, nessa zona do conhecido.

Existem 18 esquemas emocionais desadaptativos.  

Inicialmente, é sobre isso que gostaria escrever no momento. Vou falar mais sobre esquemas no próximo texto.

Referência

Young, J. E., & Klosko, J. S. (2020). Reinvente a sua vida: um programa avançado para ajudá-lo a acabar com comportamentos negativos e sentir-se bem novamente. Novo Hamburgo: Sinopsys.

Mais artigos

Transtornos Mentais: Realidade, Diagnóstico e Subtratamento

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica real que afeta cerca de 5% da população global. Apesar da maior conscientização e diagnóstico crescente, o subtratamento é um problema sério, especialmente em países como o Brasil, onde muitos diagnosticados não recebem tratamento adequado. O impacto do TDAH é profundo, influenciando o desempenho escolar, profissional e relacionamentos. Buscar ajuda profissional é crucial para melhorar a qualidade de vida dos afetados.

Leia Mais »

Por Que Praticar a Autocompaixão Pode Transformar Sua Vida?

Praticar a autocompaixão pode transformar sua vida ao reduzir a autocrítica e promover bem-estar emocional. Ao invés de buscar validação externa, ela permite aceitar erros com bondade e empatia, favorecendo a resiliência, felicidade e satisfação. Diferente da autoestima, que depende de comparações, a autocompaixão promove equilíbrio emocional sem as armadilhas do narcisismo ou raiva. Pequenas ações diárias, como a prática da atenção plena e exercícios de escrita, ajudam a cultivar essa atitude, trazendo mais paz e clareza nas adversidades.

Leia Mais »